Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Você pode ter direito a isenção do IPTU?


Há alguns casos em que o contribuinte pode pedir a isenção de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano, popularmente conhecido como IPTU.

Como, por exemplo, aposentados ou pensionistas, pessoas com idade superior a 60 anos, desde que sejam proprietários de um único imóvel para residência permanente com terreno de até 1 mil metros quadrados.

São isentas, ainda, casas destinadas à população de baixa renda, casas do Programa “Minha Casa, Minha Vida” pertencentes à pessoas com renda familiar enquadrada na faixa 1, imóveis tombados; e portadores das seguintes doenças: tuberculose, alienação, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançados de doença de Paget, contaminação por radiação, AIDS e fibrose cística (desde que possuam renda familiar de até três salários mínimos).

  • Publicações68
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1274
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-pode-ter-direito-a-isencao-do-iptu/812321921

Informações relacionadas

Artigoshá 4 anos

Isenção de tributos para pessoas com deficiência e doenças graves

Edgar Vieira Seidenfuss, Advogado
Artigoshá 4 anos

Isenção do pagamento de IPTU - Minha Casa Minha Vida

Aposentadoria integral dos portadores de doenças graves e incapacitantes, após a Reforma da Previdência

Petição Inicial - TRF03 - Ação Espondilite Anquilosante - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Uniao Federal - Fazenda Nacional

Willian Alencar, Estudante de Direito
Artigoshá 2 anos

Principais doenças da coluna que dão direito a aposentadoria por Incapacidade Permanente

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Há que se dar continuidade ao texto incluindo parecer Federal e tramitação no Senado , onde foi aprovado. continuar lendo

Prezados Senhores,
Sou aposentado pelo INSS, tenho 79 anos e a minha esposa tem 70 anos e é também aposentada pelo INSS. Somos os dois proprietários (cada um com 50%) de um único imóvel para residência, um apartamento de três quartos no bairro São Pedro, em Belo Horizonte.
Favor informar se tenho direito à isenção do IPTU/2022.
Atenciosamente,
Vitor Brasil de Resende Alt - CPF: 014.277.337-94; e-mail: edneserbrasalt@hotmail.com continuar lendo